No mercado dos Smartphones e Tablets, cada vez mais concorrido, saturado pelo Android e o Ios, e com novos competidores, como a Microsoft (Windows 8), entrar de ponta seria muito complicado e arriscado financeiramente, como dito no UrubuCast de Atualidades quando abordamos a Canonical.
Então uma grande estratégia surge: a Canonical, visando o grande crescimento do Android em relação aos seus concorrentes, ao invés de lançar um smarhphone com Ubuntu, lança um add-on para o qual seria seu concorrente de peso.
Mas o que é o Ubuntu for Android? Bem, para explicar, vamos fazer algumas considerações. Os smarthphones e tablets cada vez mais se aproximam, em hardware, dos Desktops e Notebooks. Isso quer dizer que, segundo a tendência atual, menos Notebooks sejam vendidos e os tablets substituam eles.
Por outro lado, os tablets e smarthphones não fazem com a mesma praticidade e rapidez o que um Notebook ou um Desktop faz: editar documentos e planilhas, assistir filmes extensos, realizar alguns tipos de downloads e jogos não são práticos para uma tela tão pequena.
Então, para quem tem o sistema Android, poderá instalar o Ubuntu for Android. Ele será uma ferramenta de integração completa, que torna o celular ou tablet Android em um verdadeiro computador.
Conectando o Android à um monitor, teclado e mouse, o Ubuntu carregará como que instalado em um Desktop, podendo assim ter toda a praticidade de um computador real a partir do smarthphone ou tablet com Android! Isso é o rumo à decaída dos computadores comuns e integração de sistemas operacionais diferentes, trabalhando para fazer algo melhor.
Isso tudo é possível pois ambos Android e Ubuntu são escritos sobre o Linux, tanto abordado nessa sessão. Assim ficou fácil integrar os dois sistemas em um só.
Gostou? Confira, inicialmente, o que seu celular precisará possuir para rodar o Ubuntu for Android:
- Processador Dual Core 1GHz
- Aceleração de vídeo
- 2GB de espaço livre
- Saída HDMI para o monitor
- Saídas USB para mouse e teclado
- 512 MB de RAM
- Qualquer versão do Android
Requisitos pesados para um celular comum, mas com a tendência de substituição facilmente alcançáveis após algum tempo.
Ficamos por aqui, se gostou, aprova ou não aprova o Ubuntu for Android, gostaria ele para o Ios, ou um próprio Ubuntu, comente na publicação! O U (buntu) rubu agradece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário