O que acontece é que a pessoa que comprou esse Notebook pagou pelo sistema operacional que veio nele, e essa diferença torna-se significativa quando tratamos do Windows. Ou seja, a pessoa pagou por um produto que ela retirou logo em seguida. Ela gastou seu dinheiro fora.
Se você passou por isso, saiba que no Brasil é proibido a venda de um produto em função de outro.  Ou seja, você não precisa comprar o Windows no notebook só por que comprou o notebook. Se pretende comprar um computador que vem com um sistema operacional que não te agrada, você está protegido por lei se exigir da loja que ela retire o sistema da máquina, e não te cobre o valor dele.
Mas muitas lojas vão catimbar, principalmente para devolver o dinheiro. Aqui vão alguns passos para te ajudar a ter o dinheiro de volta:
- Se você ainda não comprou o computador, e a loja se recusa a dar o desconto do S.O. ou retirar o S.O., ameaçar a loja de processo e recorrer junto ao procon pode ajudar
- Se você tem o computador em mãos, não ative o Windows, como pede no primeiro boot. Ativá-lo mostra que você aceitou o produto (windows), tornando mais difícil a sua retirada
- Ao ter o computador em mãos e não conseguir uma negociação com a empresa, você pode processá-la junto ao Juizado Especial, lá você poderá abrir o processo sem um advogado, poupando dinheiro e formalidades
- Você será chamado para uma audiência de conciliação, exija seu direito. Caso negado pela empresa, você pode pedir uma audiência de instrução (que permite a produção de provas)
- Na audiência de instrução, leve o computador. Mostre que ele exige a instalação do Windows. Se a empresa diz que o computador não funciona sem Windows, mostre que ele funciona, com um pendrive ou cd bootável. Uma distribuição Linux pode ajudar.
Lembrando que o preço de um Windows pré instalado é bem pequeno, algo em torno de RS$200.
Muitas desculpas pelo meu abandono ao UD, vamos voltar com força total, inclusive com um UrubuCast para essa semana
 

 


Nenhum comentário:
Postar um comentário