O Controle é exercido sobre nós, mas também é praticado sobre nós. Normalmente, uma pessoa controla e é controlada em diferentes níveis durante toda sua vida. É uma coisa extremamente ruim, pois peca contra a liberdade e deve ser evitado.
Você é controlado sobre diversas pessoas durante toda sua vida. Pode ser por seu chefe, pela sua mãe, ou em níveis mais altos, pela mídia e pelos governos. Eles regem sua rotina, sua forma de agir, a maneira como você gasta o dinheiro (e até se você vai possuir dinheiro). Mas também você controla. Controla seus subordinados, controla quem te considera um líder, controla até mesmo sem querer, moldando a vida de quem está a sua volta.
O controle excessivo deve ser evitado. Pelo fato de sermos seres sociais, não há forma de não sermos influenciados ou influenciar quem está a sua volta. Não tem como deixar de ser influenciado pela propaganda. O mais importante é criar opinião crítica para poder ter resposta às seguintes questões: "Até que ponto estou controlando as outras pessoas" e "Até que ponto estou seguindo ordens de pessoas que nem conheço". Tendo em mente estas duas respostas, é muito fácil sair do normal de respeitar um sistema ou um grupo de pessoas e começar a questioná-las
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
 



2 comentários:
Eu ja havia reparado isso. É possivel evitar isto mas nao muito ja q se por exemplo todas as pessoas saisem desta hierarquia o mundo entraria em colapso. Muitas mortes para coneguir o q quer e viveriamos na base do escambo.
Traduzindo o q eu to tentando dizer: Sabe quando vc escolhe uma classe ne algum RPG qualuer? Vc ganha suas qualidades mas tem seus sacrificios e axo q isso é um deles e q é inevitevel e como todos sabemos nao da pra resetar na vida
Muito bem posto seu comentário, e é por isso mesmo que eu disse que o "controle excessivo deve ser evitado" e que se deve pensar quando que o controle é considerado excessivo.
Postar um comentário